O Museu de História Natural está pronto para recebê-lo(a), agende uma visita!

Palestra sobre os indígenas da Paraíba do Pós-Contato em Cuité – PB

terça-feira, 6 de junho de 2017



Por Juvandi de Souza Santos
Historiador e Arqueólogo



Em comemoração a Semana Nacional dos Museus, o Prof. Juvandi Santos, do LABAP/UEPB e MHN/UEPB, proferiu palestra no Museu do Homem do Curimataú, na cidade de Cuité, no último dia 19.

A temática comentada na ocasião foi: “Os indígenas da Paraíba do período do Pós-Contato”. No momento, foram mostrados ao público presente quais os possíveis grupos humanos habitantes do que hoje é a Paraíba na fase colonial. Para esse levantamento dos grupo linguísticos étnico/culturais, há mais de dez anos vem sendo realizado amplo levantamento literário, fontes iconográficas, xilogravuras, documentos de arquivos e atividades arqueológicas, objetivando a identificação dos costumes indígenas da região e suas possíveis localizações.


O mais interessante dessas pesquisas recentes é o achamento de urnas funerárias do grupo Tupi na cidade de Cuité, no Curimataú. Essa área, segundo levantamentos pretéritos, era de atuação dos Tarairiú, mas a partir desse achamento já existe a possibilidade de se rever as pesquisas anteriores, pois é possível que os Tupi, que antes se acreditava serem habitantes do litoral e suas proximidades, tenham vivido nesses sertões. Se comprovado, teremos, portanto, um enclave arqueológico Tupi numa tradicional área Tapuia, o que é notável e provocativo para novas pesquisas, especialmente arqueológicas, para se tentar elucidar esse novo mistério.

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Agende uma visita

mhnuepb@gmail.com

Prof.º Juvandi Santos: juvandi@terra.com.br



Acessos desde Maio/2009

  © Museu de História Natural da UEPB

Back to TOP