Livro sobre arqueologia em São João do Tigre será lançado por Professor da UEPB
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Uma pesquisa acadêmica encabeçada pelo integrante do Departamento de História da UEPB, professor Juvandi de Souza Santos, resultou recentemente na publicação de mais um livro, o 19º de sua coleção. A obra possui 267 páginas, sendo denominada “A escavação arqueológica da necrópole Sítio Pinturas I, na APA das Onças, em São João do Tigre: traços indeléveis dos indígenas Cariris nos Sertões da Paraíba”. O material publicado não será comercializado, mas distribuído entre várias universidades brasileiras e do exterior, além de entregue às prefeituras do Cariri Oriental e Cariri Ocidental do Estado - regiões estudadas durante os trabalhos. Outros volumes estarão disponíveis nas bibliotecas Central e setoriais da UEPB.
O título trata dos resultados obtidos durante quatro anos de pesquisa na APA das Onças, instalada no município paraibano de São João do Tigre. As atividades contaram com o apoio interdisciplinar dos departamentos de Biologia, Odontologia, Laboratório de Anatomia Humana e Laboratório de Saneamento Ambiental da UEPB, além da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de São Paulo (USP). O lançamento oficial ocorrerá no Campus III da UEPB, em Guarabira, no dia 21 de fevereiro, e também no dia 05 de março, durante o “5º Encontro da Sociedade Paraibana de Arqueologia”, que acontece em paralelo ao “Encontro Para a Nova Consciência”, em Campina Grande
Dividido em quatro capítulos, o livro relata aspectos da fauna, flora e recursos naturais, mostrando ainda o processo de educação patrimonial realizado durante as pesquisas e todas as informações alcançadas quando das escavações, inclusive os indícios e datações que provam o extermínio dos indígenas Cariris nos sertões da Paraíba.
Cerca de oito alunos dos cursos de Biologia, História e Geografia da UEPB participaram diretamente da atividade, desde a coleta de material em escavações da necrópole indígena, e de todo o seu entorno, até as análises de material ósseo humano e pesquisas arqueológicas, que também tiveram financiamento do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ-UEPB). Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 9983-8198.