O Museu de História Natural está pronto para recebê-lo(a), agende uma visita!

O Patrimônio Histórico de Soledade pede Socorro!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Senhore(a)s,

A antiga Malhada das Areias Brancas e antiga Villa de Ibiapinópolis atualmente conhecida como Soledade vem, aos poucos, perdendo o seu patrimônio arquitetônico de rara beleza para construções desprovidas de gosto, mas que "geram empregos".

Diversos casarões centenários têm cedido espaço as verdadeiras "caixas de sapato" que horrendam o espaço urbano cada vez mais estéril de elementos arquitetônicos tipo platibandas, cornijas, cimalhas, pinhas, arcos abatidos, arcos plenos, arcos ogivais, guarda-pós, venezianas, portas saia e blusa, etc.

Estas construções antigas além do material, do físico, do palpável guardam também elementos do imaterial, do contado, do acontecido. Não se resumem as edificações apenas as suas belezas. O que aconteceu dentro delas também merece a preservação.
Todos que passam no antigo burgo observam a sanha voraz de filhos da terra que enriqueceram em outras plagas e agora vêm apagar o passado demolindo as belas edificações e sepultando as histórias ali ocorridas, pois querem repetir o progresso visto por ali e por acolá. por outro lado, os que não são filhos da terrinha mais ainda fazem, por não terem nenhum resquício de emoção.

O perigo agora ronda o belíssimo casarão do Coronel Inácio Claudino da Nóbrega o famoso Coronel "Dino Perna-de-Pau" que governou o burgo por vários anos e que teria contribuído juntamente com os seus familiares para que a BR-230 obedecesse ao trajeto que ora beneficia Soledade e adjacências em detrimento do progresso de Gurjão, Taperoá, Passagem, etc.

Tivesse imaginado que progresso trazido pelas mãos da sua família consumiria vorazmente sua morada talvez tivesse pensado duas vezes.
Comenta-se que este progresso está gerando empregos. No casarão funciona uma escola. O que esta gera então?

Que todos nós procuremos entrar em contato com o Ministério Público e com a Prefeitura de Soledade no sentido de evitar a destruição deste valioso patrimônio que ora enfeita a urbe e faz com que os viajantes percam preciosos minutos a fotografá-lo.

Diz-se que o nosso controvertido IPHAEP alegou que a edificação não é tombada. entretanto, sua beleza e a sua história não mereceriam uma reflexão e um início de tombamento? que tal sair da cidade de Parahyba e constatar na Villa de Ibiapinópolis que o casarão deve ser tombado e não autorizado o seu "tombamento".

Diz-se que a prefeitura já teria autorizado a demolição. Onde está a então a sensibilidade dos que governam a Villa ou dos que emitem as licenças?
Antes que o prédio fique na memória tratemos pois de preservar a sua memória.

Que esta missiva seja amplamente divulgada para que sob as bençãos de Padre Ibiapina possamos proteger tão importante patrimônio que orgulha a população soledadense e os que lá passam cotidianamente.

Do vosso menor criado
Daniel Duarte

Do Instituto Histórico e Geographico do Cariry - IHGC
Do Instituto Histórico e Geografico Paraibano - IHGP


Imagem extraída do perfil do orkut da Fundação Casarão Ibiapinópolis.

Para comentar esta postagem, basta clicar abaixo na palavra 'Comentários'. Caso queira enviar para um(a) amigo(a), clique no envelope abaixo e ponha o e-mail do destino.

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Agende uma visita

mhnuepb@gmail.com

Prof.º Juvandi Santos: juvandi@terra.com.br



Acessos desde Maio/2009

  © Museu de História Natural da UEPB

Back to TOP